quinta-feira, 1 de maio de 2014

Canvas, oque é? Como montar?

O Business Model Canvas, criado por Alexander Osterwalder, é uma ferramenta de gerenciamento estratégico, no qual permite esboçar modelos de negócios novos ou já existentes em mapas visuais pré-formatados.

"Utilizando o canvas, os empreendedores envolvidos na criação da startup podem desenvolver modelos inovadores que garantam que a empresa crie vantagens competitivas desde o início de suas operações", disse o Sócio-diretor da 99Canvas, Cassiano Farani.

Estes mapas devem conter nove blocos, que no quall podemos ver na imagem e também ao lado:


  • Segmentos de Clientes;
  •  Proposta de Valor;
  • Canais; 
  • Relacionamento com Clientes; 
  • Fontes de receita; 
  • Recursos-chave; 
  • Atividades-chave; 
  • Parceiros-chave; 
  • Estrutura de Custos.
Utilize destes blocos para criar um modelo inovador e que trata vantagens competitivas no mercado, lembrando que este mapa pode ser editado sempre, assim sempre que tiver alguma ideia, ela deve ser lançada no quadro, para se acrescentar no modelo no qual é apenas uma hipótese.

O objetivo do Canvas é poder sempre ser alterado, por isso uma das dicas para quando se for montar um é utilizar de blocos adesivos, ou conhecidos por alguns de post-it, sempre utilizando de cores para poder visualizar melhor as ideias colocada no mapa.

Em cada campos você deve colocar as tuas ideias referentes, para ficar melhor a explicação sobre cada campo pode-se observar a imagem.

No campos clientes, relacionamentos com os clientes, canais de comunicação e proposta de valor deve-se levar em conta o emocional da empresa, já os demais campos o raciocínio é a chave para o sucesso do modelo.

O ideal para quando for iniciar um projeto no Canvas é um brainstorming, definindo primeiramente os objetivos do projeto,perguntas como "qual é o problema que a solução, produto ou serviço se propõe a resolver?" devem ser feitas sempre, pois ideias que veem juntas com as frases "é bom que tenha" ou então "seria legal se..." faz a tua ideia ser diferente de uma solução efetiva, no qual deve ser o objetivo do seu produto ou serviço oferecido.

O Canvas deve ser refeito quantas vezes forem necessárias, pois é no momento do desenvolvimento do mesmo que as ideias são organizadas, por isso dedique seu tempo.
Com seu Canvas estruturado o tipico modelo de negócio e o plano de negócio que conhecemos fica mais fácil de ser feito, assim trazendo uma credibilidade a ideia, com isso um produto mais viável e quem sabe também um investidor.

A estruturação dos campos do Canvas pode se dividir em infraestrutura, oferta, clientes e finanças, com isso cada parte tem as suas sub partes ( citadas no começo do texto). Então uma breve explicação de cada campo:
  • Infra estrutura
    • Atividades-chave: As atividades mais importantes para executar a proposição de valor da empresa. Exemplo: a Bic teve que criar uma eficiente para reduzir os custos.
    • Recursos-chave: Os recursos que são necessários para criar valor para o cliente. São considerados ativos da empresa e são necessários para manter e dar suporte ao negócio. Esses recursos podem ser humanos, financeiros, físicos ou intelectuais.
    • Rede de parceiros: As alianças de negócios que complementam os outros aspectos do modelo de negócio.
  • Oferta
    • Proposição de Valor: Os produtos e serviços oferecidos pelo negócio. Citando Osterwalder (2004), uma proposição de valor "é uma visão geral ... dos produtos e serviços que, juntos, representam valor para um segmento de clientes específico. Descreve a forma como a empresa se ​​diferencia dos seus concorrentes e é a razão pela qual os clientes compram de uma certa empresa e não de outra."
  • Clientes
    • Segmentos de clientes: o público-alvo para os produtos e serviços de uma empresa.
    • Canais: O meio pelo qual uma empresa fornece produtos e serviços aos clientes. Isso inclui a estratégia de marketing e de distribuição de uma empresa.
    • Relacionamento com o Cliente: A empresa estabelece ligações entre si e os seus diferentes segmentos de clientes. O processo de gestão de relacionamento com o cliente é chamado de customer relationship management (CRM). 
  • Finanças
    • Estrutura de custos: As consequências monetárias dos meios utilizados no modelo de negócios.
    • Fluxos de receita: A forma como a empresa ganha dinheiro através de uma variedade de fluxos de receitas. Rendimentos de uma empresa.

Há vários modelos de Canvas, uma rápida busca na internet pode resultar neste modelos, assim o empreendedor deve buscar se alinhar a necessidade
de sua empresa e de seus projetos. Então vem a dúvida de como aplicar o Canvas, pois então, o Canvas normalmente é impresso em uma folha grande e colado na parede, ou feito em um quadro no qual pode ser visível sempre na empresa, além de como já citado, a utilização de post-its para a atualização do quadro. Porém há também aplicativos que ajudam no desenvolvimento do Canvas como por exemplo o Web2Canvas (clique no nome para acessar) que te ajuda a desenvolver o teu Canvas via WEB, sendo uma plataforma open-source, ela é gratuita a utilização.
Há também para os usuários da Apple, o SEBRAE CANVAS (Clique aqui para acessar), no qual é disponibilizado pelo Sebrae/PR.

Para os que tiverem maior interesse, no dia 13 de Maio, haverá uma palestra virtual do SEBRAE/PR, com o tema: "Canvas, como estruturar meu negócio", às 10:00, com duração de 2 horas. Para acessar é somente clicar aqui.






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